terça-feira, 7 de abril de 2009

5 Dicas de Endomarketing



Ola amigos, estou disponibilizando algumas dicas. Espero que seja construtiva a cada um.

1. Não imponha nada – O endomarketing não funciona de cima para baixo. Antes de tudo, é preciso aprender a escutar, a levar em conta a opinião e a voz dos seus funcionários.

2. Facilite a comunicação entre níveis e departamentos – Evite a formação de “panelinhas”. Dê o exemplo circulando bastante por sua empresa. Quanto menos portas fechadas houver melhor.

3. Dê a eles um objetivo – Discuta a missão da empresa, para que todos busquem a mesma meta. Mas atenção: a missão não precisa ser aqueles parágrafos imensos, cheios de frases feitas e pontuações que fazem as pessoas chorarem. Basta uma frase clara.

4. Não faça promessas vazias – Dizer “prometo estudar seu caso” é uma das frases mais desmotivadoras que um funcionário pode ouvir. Discuta com eles o problema, informe os avanços e entregue uma resposta, mesmo que negativa. Além de endomarketing, é questão de respeito.

5. Descentralize – Permita que cada funcionário desenvolva sua criatividade e capacidade de liderança. Comece delegando pequenas tarefas e vá aumentando o ritmo conforme a confiança e a identificação deles for crescendo com a empresa.

Fonte: Revista E-zine - lideraonline Ano 3 Nº 33– 11/10/06

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