quinta-feira, 9 de abril de 2009

Seis canais de comunicação interna rápidos, baratos e eficientes



A comunicação interna é fundamental para que os colaboradores sintam-se integrados ao negócio. Porém, é preciso que a organização adote um meio de comunicação que se enquadre à sua realidade. Listo abaixo, alguns canais de comunicação acessíveis para empresas de vários segmentos e que não exige grande investimento de verbas e são eficazes.

1. Murais:
Semelhante a um quadro de avisos. Devem ser atualizados e colocados em locais de grande circulação como, por exemplo, refeitórios.

2. Jornais impressos:
Podem ter apenas quatro páginas, contando com a capa. O conteúdo usa uma linguagem simples e textos curtos para estimular a leitura. O recurso de imagens é indispensável para a diagramação.

3. Boletim Informativo:
Canal mais formal. Pode ser impresso ou distribuído para o mailing corporativo. Contém informações sobre a empresa e até conteúdo para desenvolvimento dos profissionais.

4. E-mails oficiais:
O e-mail é um dos recursos mais populares. Entretanto, para ser reconhecido como uma comunicação oficial. Geralmente tem uma frequência pré-definida e de preferência é emitido pelo presidente da empresa.

5. Caixa de sugestões:
É aconselhável que seja de madeira, para maior durabilidade e evitar "violação". Através de formulários os funcionários apresentam sugestões, comentários e até denúncias sobre fatos que comprometam a empresa.

6. Reuniões periódicas:
Geralmente ocorrem entre gestores e equipes. Fortalece a comunicação "face a face" e alguns feedbacks podem ser dados rapidamente aos funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário