quinta-feira, 9 de abril de 2009

Endomarketing nas pequenas, médias e grandes empresas



Das pequenas e médias, as grandes corporações, será que todas realmente devem usar o Endomarketing?

Para responder a esta pergunta, devemos primeiro analisar o que seria o marketing. Segundo “Theodore Levitt”, marketing pode ser definido como: "...O processo de conquistar e manter clientes". Se o marketing pode ser entendido como um processo e até mesmo um conjunto de técnicas de conquista, manutenção e otimização de relacionamento com clientes, clientes estes entendidos como “target” de todo esforço corporativo e peças chave para obtenção do objetivo de toda empresa que é gerar lucro. O que seria então o endomarketing ou marketing para dentro da empresa? Seria, perceber colaboradores e funcionários como clientes, e dirigir parte dos esforços de marketing para dentro da empresa. Se os clientes são peças chave para obtenção de lucro, os clientes internos também são em igualdade.

Os clientes internos satisfeitos produzem mais, e sempre devemos lembrar que um de nossos cartões de visita é justamente o funcionário. Colaborador satisfeito e “rindo a toa” pode ser entendido como termômetro de saúde corporativa. Se estendermos esta zona de influência para as famílias destes colaboradores, poderemos ter então um exército de propagadores de boas notícias e imagem corporativa positiva.

O clima organizacional deve estar de acordo com os objetivos corporativos e ser positivo para experiência de trabalho (consumo) do colaborador, fatores como: Comunicação interna, transparência, conhecimento e empatia dos colaboradores para com a visão e missão da companhia, são fundamentais. O colaborador deve ser o primeiro a “comprar” a empresa, seus valores e acreditar em seus produtos e serviços. Se nem o marketing interno está dando certo, como posso querer ter sucesso no mercado?

Acho que podemos, agora responder com toda certeza a pergunta inicial: Sim, todas as empresas, micro, médias, grandes até as gigantescas corporações devem utilizar ferramentas e implementar programas de endomarketing. O colaborador deve ser entendido como o primeiro alvo nos objetivos de marketing para que possamos com este público já conquistado e satisfeito, partir para nossos objetivos e metas.

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