quinta-feira, 9 de abril de 2009

A comunicação muda uma empresa

Nem sempre quando fala a pessoa consegue ser ouvida e tampouco compreendida. Apenas proferir palavras sem que exista uma interação entre comunicador-ouvinte é perda de tempo, pois o processo de comunicação fica completamente comprometido. E isso não acontece apenas no campo pessoal, mas também profissional. Inúmeras são as organizações que não conseguem estabelecer um bom canal de relacionamento com seus colaboradores e isso, muitas vezes, gera resultados negativos como, por exemplo, boicotes, greves, insatisfação com o trabalho e a empresa pode culminar em prejuízos diversos. De acordo com Reinaldo Passadori, consultor e especialista em comunicação, a comunicação corporativa pode ser compreendida como a visibilidade que se tem no mercado a partir do poder que ela tem de mudar o rumo da empresa, gerando sucesso. Em entrevista concedida ao RH.com.br, Passadori fala sobre vários fatores que envolvem o processo de comunicação no ambiente organizacional. Ao ser questionado sobre os benefícios que um bom processo de comunicação interna proporciona, o consultor responde: “A comunicação bem-sucedida deixa os colaboradores informados sobre os acontecimentos importantes e faz com que todos se sintam parte do processo de crescimento da organização”. Esse é mais um assunto que não pode passar despercebido no ambiente corporativo, afinal quem não se comunica fica isolado do mundo. Aproveite a leitura!

RH.COM.BR - O que caracteriza uma comunicação eficaz no meio organizacional?

Reinaldo Passadori - Falar e ser ouvido. Além de ouvido compreendido, além de compreendido ser influenciado quer seja por um processo de liderança, negociação, vendas ou relacionamento interpessoal. Não sei o que vem antes: ou uma organização bem-sucedida que propicie uma franca e aberta comunicação entre os seus pares ou sua comunicação efetiva que faz com que a organização seja bem-sucedida. Uma empresa eficaz é aquela na qual a comunicação é eficaz e eficiente. Pode-se medir se a comunicação é boa quando a empresa vai bem, quando o clima organizacional é agradável, quando os profissionais entendem-se em todos os níveis, quando o líder lidera, quando o gerente gerencia, quando o supervisou supervisiona, o que é dito é compreendido e, principalmente, quando o cliente está feliz por ser bem atendido.

RH - Quais os principais fatores que influenciam o êxito da comunicação corporativa?

Reinaldo Passadori - Entendo a comunicação corporativa como a visibilidade que se tem no mercado a partir do poder que ela tem de mudar o rumo da empresa, gerando sucesso. Todos gostam de trabalhar numa empresa que tem boa visibilidade no mercado. Os fatores que influenciam o êxito da comunicação corporativa na empresa são: a transparência nas ações, a congruência entre os valores que prega e a prática, os meios – pelos quais utiliza para estar na mídia – como a eficiência da assessoria de Imprensa, o apoio interno e externo da assessoria de Marketing, a preocupação com o ecossistema e a responsabilidade social. A empresa fadada ao sucesso deve fazer além. Deve transcender a própria existência e superar os limites.

RH - A comunicação corporativa tem peculiaridades?

Reinaldo Passadori - A imagem da empresa no mercado, os canais que veiculam esta imagem, a preparação dos profissionais que a empresa possui por meio de cursos, sobretudo, a preparação em Media Training, a identidade corporativa - logomarca, folder, cuidado com clientes, pontualidade na entrega dos produtos, transparência nas negociações, integridade dos colaboradores, a participação efetiva e a governança corporativa.

RH - Atualmente, quais os principais canais de comunicação que apresentam resultados destacados para as empresas?

Reinaldo Passadori - Depende do tipo de empresa, mas em geral o trabalho da assessoria de Imprensa faz gerar resultados positivos pela divulgação dos produtos e serviços em jornais, revistas, boletins, Intranet , newsletteres eletrônicas, rádio e TV.

RH - O que geralmente leva tantas empresas a terem dificuldades de trabalhar a comunicação interna?

Reinaldo Passadori - A visão limitada dos dirigentes porque preferem agir reativa ao invés de pró-ativamente. Se os dirigentes são mais transparentes e propiciadores da boa comunicação clara, didática acertam, quando ao contrário erram. É necessário que a imagem que os clientes fazem da organização seja expressa no atendimento e nos produtos que possui. O grande diferencial das empresas é comunicar-se bem assim apresenta os produtos de forma clara e atende de forma a ganhar novos clientes e também fidelizar clientes antigos.

RH - Quais as fases indispensáveis para se elaborar um programa de comunicação interna?

Reinaldo Passadori – Eu citaria as realizações de: diagnóstico; pesquisa; análise dos objetivos; coleta de dados - levantamento dos pontos facilitadores ou que dificultam; posicionamento; conscientização do comprometimento da cúpula; definição das fases; preparação dos materiais técnicos, físicos e humanos; implementação e manutenção.

RH - Qual o peso da comunicação interna para a Gestão de Pessoas?

Reinaldo Passadori – A comunicação interna reforça a instrução profissional, auxilia a performance da área de Recursos Humanos, ajuda a desenvolver talentos e fortalecer o vínculo do colaborador com a empresa. Um bom programa de comunicação evita desvios de informação capacita o colaborador como um multiplicador consciente dos princípios e objetivos da empresa.

RH - De forma prática, como o profissional de RH pode contribuir para o êxito da comunicação interna?

Reinaldo Passadori –Fazer algo de forma efetiva. Os bons resultados não acontecem por combustão espontânea. O profissional de Recursos Humanos só agrega valor à empresa quando, em primeiro lugar, entende bem do negócio, se possível, está sentado à mesa nas definições estratégicas e busca no mercado pessoas e sistemas assumindo a responsabilidade para esta implementação.

RH - A comunicação entre empresa-colaboradores é sempre um processo complexo?

Reinaldo Passadori –Tudo que é novo, desconhecido e ainda não faz parte do dia-a-dia é difícil e complexo. Na medida em que as pessoas aprendem e se desenvolvem, aquilo que parecia complexo transforma-se em simples e fácil; como dirigir um automóvel, praticar um esporte, andar de bicicleta, depois que dominamos fica fácil. Desta forma apresenta-se a comunicação entre empresas e colaboradores. A transparência e a liberdade de expressão são sempre facilitadores entre as partes.

RH - Que benefícios uma estruturada política de comunicação interna traz às empresas?

Reinaldo Passadori –Destacaria: o sucesso que se reflete em lucro, o clima organizacional, pessoas felizes, comprometimento, redução de demissões, turnover, entre outros. Uma política de comunicação interna pode tornar a comunicação dentro da organização mais transparente, democrática e humana. Torna mais eficiente o fluxo interno de informações, evitando ruídos e mal-entendidos. Além disso, dissemina para todos conceitos e informações a respeito da organização que precisam ser transmitidos aos públicos externos de maneira uniforme. Deixa os colaboradores informados sobre os acontecimentos importantes e faz com que todos se sintam parte do processo de crescimento da organização. Valoriza e motiva cada vez mais o colaborador, que terá importantes ganhos em sua produtividade. Cria canais de entretenimento e lazer para os colaboradores, além que oportunizar o recondicionamento verbal a partir do aprimoramento da comunicação verbal. A partir dela, é que se lapidam as idéias, a expressividade, a assertividade, a comunicação com o outro, entre tantos outros benefícios.

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